10 dicas de cortinas para apartamentos pequenos que vão te encantar

10 dicas de cortinas para apartamentos pequenos que vão te encantar

16 nov

Finalmente realizou o sonho do apartamento próprio e agora é hora de começar a mobiliar? Então, você chegou ao lugar certo, porque preparamos um conteúdo especial com dicas de cortinas para apartamentos. Confira abaixo 10 dicas de cortinas para apartamentos pequenos ou grandes!

1 – Utilize cores claras e aproveite a luminosidade

Cortinas claras

Para começar as dicas de cortinas para apartamentos, vamos falar sobre a importância de fazer uso de cores claras. Essa aposta é fundamental, porque os tons mais pastéis tem o poder de fazer com que o ambiente transmita uma sensação de que ele é maior do que na verdade é.

Além disso, em tempos de crise hídrica, as cortinas de sala de apartamentos devem ser nessa tonalidade, porque elas deixam com que a luz de fora entre e isso possibilita economia de energia.

2 – Escolha a cortina para sala pequena de acordo com o estilo de decoração 

Cortina para Sala de Estar

Quem deseja escolher cortinas de apartamentos modernos deve se lembrar de considerar o estilo de decoração que o imóvel tem ou terá. Essa avaliação é muito importante, pois é ela que vai definir o tipo de tecido da cortina, a cor, o estilo, entre outros.

3 – Utilize um design minimalista

cortinas minimalistas

Em caso de decoração mais minimalista e clean, a cortina para sala deve privilegiar os tons neutros que também vão colaborar com a iluminação. Neste caso, as cortinas podem ser fabricadas em linho, renda ou voil.

4 – Insira um design rústico ao ambiente

cortinas rústicas

Assim como no caso de uma sala com design minimalista, a cortina para o quarto que tem um estilo mais rústico, ou seja, que tem muitos móveis de madeira deve também ser fabricada em cores neutras como o offwhite, o branco e o bege, porque esses tons combinam com a madeira.

É fundamental deixar de lado cores mais escuras ou que tragam um contraste muito exagerado com as demais peças que compõem o cômodo.

5 – Quais as melhores cortinas para sala de TV pequena?

Cortinas para sala de TV

Quem não quer errar de jeito nenhum na cortina, a sugestão é apostar em uma decoração elegante e clássica combinada com uma cortina confeccionada em Jacquard.

Esse tecido é indicado, porque ele é dono de detalhes que vão fazer com que o cômodo fique ainda mais bonito, porém lembre-se de optar pelos tons claros em virtude do tamanho do ambiente, ok?

Quem já gosta mais da modernidade, a cortina pode ser fabricada em diferentes tons de cinza, mas se achar que o local vai ficar muito carregado, use cores apenas na parte lateral da peça.

6 – Também opte por persianas

persianas

Dentre as dicas de cortinas para apartamentos pequenos, as persianas também são uma ótima opção para quem sonha em ter privacidade, mas sem deixar de lado a harmonia da decoração do ambiente.

Para promover a instalação dela, as cortinas de apartamento pequeno no estilo precisam deverão ser colocadas em cor que seja bem próxima a da parede, pois isso fará com que o usuário do ambiente tenha a sensação de continuidade e isso fará com que a sala seja maior do que ela realmente é.

É importante ainda que a instalação das cortinas seja promovida ou no vão da janela ou quanto mais perto do teto melhor, pois isso vai fazer com que as janelas pareçam mais altas.

7 – Escolha o tamanho ideal conforme as dimensões do seu cômodo

Levar em consideração o tamanho do cômodo é fundamental para que a escolha da cortina seja o mais assertiva possível. Se a opção for pela cortina romana ou por qualquer outro estilo, é fundamental que o item decorativo “sobre” de cada lado da janela apenas 10 centímetros para que dê fato, ela cumpra com as suas funções.

8 – Modelos menores garantem o destaque para os móveis do ambiente

Como estamos falando de apartamentos pequenos, quem deseja destacar os móveis da sala, do escritório ou do quarto, por exemplo, deve optar por modelos de cortinas menores, como é o caso da romana, rolo e das persianas.

9 – Invista em modelos que recobrem toda a parede para otimizar o espaço

Como estamos trazendo dicas de cortinas para apartamentos pequenos, além de deixar “sobrando” 10 centímetros de cada lado da janela, mas se o item decorativo for colocado diretamente na parede, o comprimento dela deve ser rente ao chão.

10 – Utilize cortinas blackout para se evitar possíveis reflexos na sala de TV

Cortina Blackout: dicas de cortinas para apartamentos pequenos

Agora é hora de pensar nas cortinas de sala de apartamentos que são usadas para assistir televisão, jogar videogame, entre outros. Neste ambiente, é fundamental apostar em uma cortina blackout, porque ela tem o poder de manter o cômodo escuro, pois ela impede que a luz do dia entre no ambiente.

Assim, é possível ver tv, jogar videogame em qualquer hora do dia ou até tirar um cochilo no sofá. Se ninguém estiver assistindo nada, aí é só abrir a cortina e aproveitar os raios solares.

Dicas de cortinas para apartamentos pequenos: onde encontrar as melhores cortinas e persianas para o seu projeto?

Com todas essas dicas de cortinas para apartamentos pequenos, ficou mais fácil escolher o modelo que você mais gosta, não é mesmo? 

Agora, fale com um profissional da Casa e Art, tire todas as suas dúvidas e pronto. Tenha a decoração do imóvel do jeito que sempre sonhou!

Newsletter


Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Estamos Online!