Dicas de como limpar persianas sem complicações

Dicas de como limpar persianas sem complicações

04 dez

Cortinas são itens que complementam qualquer ambiente. Mas na hora da higienização, muitas pessoas podem ter dúvidas sobre como limpar persianas da melhor forma. 

Essa é inclusive uma dúvida de muitas pessoas ao comprar casa ou apartamento. Se há muita claridade, há a necessidade de cortinas e persianas. Mas o trabalho que a limpeza das peças traz é desmotivante.  

Pois é, o formato desse tipo de cortina faz com que elas tenham uma tendência maior a acumular poeira e outras sujidades. E ao contrário das cortinas normais, as persianas possuem um estrutura que não permite que elas sejam lavadas na máquina de lavar, por exemplo. 

Mas com um pouco de prática e de tempo, é possível fazer a limpeza e deixar as peças limpas como novas. Além da questão estética, a limpeza também é essencial para evitar problemas respiratórios que podem ser causados ou agravados com a poeira e mofo.

Se você quer dicas de como limpar persianas sem complicações, continue com a leitura do post que nós vamos te mostrar!

Como limpar persianas: passo a passo

O primeiro passo da limpeza de persianas é retirar a poeira. Para isso, tanto no caso das verticais quanto das horizontais, elas precisam ter as lâminas fechadas completamente. 

Remova o pó com um aspirador no modo mais leve, mas sem encostar o bocal nas lâminas, ou com um espanador ou pano. Depois vire as hastes e limpe do outro lado. 

Algumas persianas permitem que as lâminas sejam retiradas. Se esse for o caso você pode retirá-las em deixá-las de molho num balde com água e sabão neutro. Deixe por alguns minutos, enxague e deixe as lâminas secarem antes de serem colocadas de volta.

Antes de fazer isso, é sempre recomendado conferir as orientações do fabricante em relação à resistência do material à água. Persianas double vision, por exemplo, não podem ser molhadas e deve ser limpas apenas com aspirador, espanador, ou pano seco.  

Nas persianas fixas você pode passar um pano úmido com a mesma solução para retirar a gordura. O uso de uma escova ou vassoura de cerdas bem macias também pode ser feito caso haja alguma sujeira mais resistente. Esponjas também podem ser utilizadas.  

A limpeza mais simples, onde apenas se retira o pó, pode ser feita toda semana. Uma limpeza mais pesada, com água e sabão, pode ser feita a cada 3 meses ou até em intervalos maiores. Tudo vai depender da necessidade das condições do local.

Conclusão

Essas foram as nossas dicas de como limpar persianas sem complicações. O que achou delas?

Caso você não tenha tempo ou acha que realmente não leva jeito para realizar a higienização de persianas, você ainda pode contar com uma solução bem prática que é o nosso serviço de limpeza. 

A Casa e Art Cortinas, além de fornecer e instalar persianas, também realiza esse trabalho através de profissionais especializados e produtos e equipamentos específicos, cuidando de suas peças com toda a atenção. Assim suas persianas ficam limpinhas como novas!

Entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição!

Newsletter


Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades